segunda-feira, 4 de junho de 2012

Le Havre

Le Havre é patrimônio mundial da Humanidade da UNESCO. De trem, fica mais ou menos uma hora de Rouen (a passagem custa uns 30 euros - ida e volta) e durante a segunda guerra mundial foi completamente destruída. Para reconstrução, foi escolhido um estilo mais moderno para a época. Logo, Le Havre possui uma arquitetura bem diferente de outras cidades que, mesmo após destruição na segunda guerra optaram por manter o estilo original dos prédios.

Navios no porto em Le Havre
A cidade é um grande porto, muito importante da Normandia, mas outros lugares também se destacam nessa cidade, nem sempre tão valorizada pelos franceses. Digo isso, pois quando fui saber mais informações com alguns franceses, falaram que não teria muito para se ver, já que a cidade seria somente um importante e grande porto. Mas não é verdade, lá entre outras  coisas ficam um museu impressionista importante, o Musée Malraux com uma coleção de quadros de Eugène Bodin e um jardim, Les Jardins Suspendus com muitas espécies de vários lugares do mundo.

Musée Malraux

Musée Malraux e o céu típico - cinza

O museu foi construído em 1961, era um prédio moderno e inovador. Alguns dos quadros expostos lá:

Auguste Renoir - L'Excursionniste 1888-1892
Rauol Dufy - Jeanne dans le fleurs 1907
Claude Monet - La Seine à Vétheuil 1878


Eugène Bodin - Etudes d'animaux
Eugène Bodin - Etudes d'après nature
Les Jardins Suspendus

A ideia do projeto do jardim suspenso em Le Havre surgiu em 2001. Nesse jardim existem exemplares mais diversos de vários cantos do mundo, onde a maioria encontra-se abrigada em estufas que reproduzem seu clima original.
Les Jardins Suspendus - visão das estufas
Algumas espécies de plantas existentes lá:


 

























As plantas carnívoras

Um dos conjuntos que estava mais ansiosa para visitar no jardim suspenso era das plantas carnívoras. Lá existem algumas espécies bem interessantes. Algumas estão a seguir:









Église Saint-Joseph

A igreja Saint-Joseph é um memorial em homenagem às vitimas do bombardeio.

Acho que os pontos mais interessantes que podem ser visto em um dia são esses apresentados aqui. Gostou de Le Havre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário